Game
Escape the Quarentena
5 years ago

Devlog Escape the Room - Dia 2


Fala Moçada!

Estamos aqui no segundo dia de desenvolvimento desse joguito, e seguimos firmes e fortes no trabalho duro.

Hoje meu objetivo era implementar o sistema de quartos. Inicialmente eu queria fazer tudo, mas acabou ficando só uma base considerável, porque eu tive que tirar um tempo para realmente estudar o que eu tava fazendo ao invés de mergulhar de cabeça e tentar reinventar a roda, o que não se provou uma estratégia muito boa no passado.

Sendo assim eu corri atrás de um tutorial pra fazer esse sistema de quartos e depois de procurar um pouco eu achei um que era relativamente antigo (de 2015, na época que o editor do Unity ainda era o MonoDevelop), mas que valeu a pena eu ter seguido. Você pode dar uma olhada nele clicando aqui.

Sendo assim eu assisti a série de tutoriais até chegar num ponto em que a base já estava construída e eu mandar ver, isso foi por volta do episódio 9.

Depois de ter visto os tutoriais a primeira coisa que eu fiz foi jogar os códigos que eu anotei no Unity e ir cutucando as coisas dentro deles até funcionarem, e é mais ou menos por aí que paramos por hoje. Acabou demorando um pouco pois o tutorial era para um jogo em 3D, e como meu jogo vai ser 2D tinha bastante coisa que eu tive que adaptar.

O que temos pronto então é o seguinte:

  • Um sistema de visão baseado em nós (ou nodos? nódulos? nodes.), que permite que eu tenha objetos do tipo localização (vou usar eles como os diferentes ângulos de cada quarto) e que só deixe mudar para os nodos que forem acessíveis (determinados no editor).

É um pouco técnico, então vou usar os prints que tirei pra explicar:

screenshot_2.jpg

No print acima o quarto ativo é o quarto verde, então eu mostro na tela um quadrado verde para representar isso. Também tem um collider invisível na tela, que ao clicar te leva para o quarto vermelho:

screenshot_3.jpg

Aqui quem fica invisível é o quarto verde, mas o collider dele continua onde estava, então eu posso clicar no lugar onde cada um deles estava para alternar os quartos.

Meu próximo passo vai ser implementar um sistema de setas para serem clicadas para poder trocar o quarto ativo, então esse lance de ter que clicar em um negócio invisível é temporário.

Esse foi meu progresso de hoje, volto amanhã com mais notícias!



0 comments

Loading...

Next up

Joelho e o Pé de Feijão - O Lançamento:

Devlog Escape The Room - Dia 5

In the quest for accessibility, I'm adding Resurrection Shrines for players on the 'novice' end of the platforming spectrum.

In order to unlock the power of a Shrine, you must collect 3 'Souls' from your dead corpses! (the floating blue orbs)

Horror WIP A track that will be featured in a future horror game soundtrack! Stay tuned!

Likes appreciated ✌️

#gamedev #composer #horrorgame #indiegame #IndieGameDev #soundtrack

Hi everyone! I started to create some environment props for my new video game, here is a cozy house in the forest. I'm planning to switch from Unity to Unreal... Let's see what new challenges I have to face. Made in Blender and Substance Painter.

Why walk when you can jump?

Shuiro Haname. #Commission

Commission for @ShuHaname

I worked so hard to get all four of them to the end safely, but then...

Made my first ever animation.

2d lighting experiment