Por exemplo, se você foca em coisas negativas do mundo, só assiste jornal, tá sempre antenado e por estar antenado você só vê o podre do mundo, você consequentemente irá ter um olhar mais pessimista, agora se você focar nas coisas boas, as coisas ruins não vão parecer tão grandes assim.
Claro, há exceções, mas a generalização é essa.
Eu sei que é dificil enxergar o bonito quando tudo parece feio, de ser positivo quando tudo parece negativo, mas a chave dessa questão tá no parece, tudo "parece" negativo, mas não é. Percebe o quanto você valoriza, mesmo que subconscientemente, as coisas ruins? Elas parecem maiores dos que as boas, isso por parte, culpa do jornalismo, que banaliza a morte, a desgraça generalizada, se tem mais medo de algo improvavel (a queda de um avião) do que algo mais provável (acidente no trânsito), apesar de ser notícia, ela ainda é prejudicial a nossa saúde mental. Tudo em excesso faz mal, inclusive noticias. Na pandemia, quando não se tinha mais esse contato humano, parece que esse sentimento se intensificou, porque convenhamos, enxergar o bom antigamente era quase que impossível, mas tinha sim coisas boas no que focar. Focar nas coisas que TE fazem bem, nas coisas que te fazem sentir mais leve, melhor. Sabe, comece a meditar, joga aquele console que tá pegando poeira no seu quarto, se permita errar sem ter o peso da cobrança, a resposta tá em si, "conhece a ti mesmo", e ame a ti mesmo, toma um banho quente, seca o cabelo, come um docinho (a não ser que vc seja diabético-), reconheça que você é humano, cê não é Superman, batman e nem o próprio coringa pra ter energia ilimitada, a vida cansa, então se deixa descansar. A vida é sobre não se cobrar excessivamente, mas sempre tentar melhorar, esse é o lema da homeostase tanto corporal quanto mental. E se puder, faça terapia, não adie a sua saúde, porque ela é um bem valioso que só é percebido depois da nossa partida, até porque alguns só veem valor quando não tem aquilo que tanto tinham.
Feliz dia das mães, que bom que de todas as realidades e possibilidades existentes, que poderiam ter dado errado no seu parto, que bom que você veio desse jeito, que bom que eu posso estar aqui com você agora.
0 comments