Mega Man (ロックマン, Rokkuman?, Rockman no Japão) é uma franquia criada pela Capcom, estrelado pelo personagem homônimo Mega Man, bem como seus vários homólogos. A série é bem conhecida, tendo mais de cinquenta versões lançadas, o que a torna a série mais produtiva da Capcom. A franquia teve inicio em 1987 com o primeiro Mega Man, que foi lançado para o Nintendo Entertainment System. Este jogo e suas sequências compõe a série original de jogos, mas foram criadas várias sub-série spinoffs que se passam no mesmo universo fictício.
Seu co-criador, Keiji Inafune, teve como inspiração para a criação do herói o Astro Boy. Além disso, o Mega Man iria ser originalmente branco, e não azul; a mudança se deu porque o azul possuía mais tons diferentes na paleta de 54 cores do NES[1].
❖ ── ✦ ──『✙』── ✦ ── ❖
❏ ❐ ❑ ❒ ❏ ❐ ❏ ❐ ❑ ❒ ❏ ❐ ❑ ❒
╔─━━━━━━░★░━━━━━━─╗
╚─━━━━━━░★░━━━━━━─╝
╭───────╯•╰───────╮
História Completa
╰───────╮•╭───────╯
⊱⋅ ────── ❴ • ✿ • ❵ ────── ⋅⊰
Na série, dois gênios da robótica, Dr. Albert Wily e Dr. Thomas Light, criam uma nova geração de robôs superior a quaisquer outros já criados (Robot Masters). Então, Wily, ex-sócio de Dr. Light (criador de Mega Man), vendo o incrível potencial dos robôs, começa a imaginar que, com eles sob seu comando, poderia ter um enorme poder nas mãos. Ao compartilhar seus planos de domínio com Light e ter retorno negativo, rouba seu projeto inicial, Protoman (Blues, no original japonês), para servi-lo, junto com outros robôs.
Dr. Light, então, cria Rock, um robô ajudante de laboratório e Roll, uma ajudante doméstica, . Quando Wily resolve usar os Robôs para cometer terrorismo, Rock não entende por quê seus irmãos estariam cometendo tais barbaridades e pede para Dr. Thomas Light torná-lo num robô de batalha para deter Wily. Surge então Mega Man, o robô azul que sempre estraga os planos malignos de Wily.
Os dois primeiros parágrafos são um resumo das histórias de cada jogo, somente lançados para o console NES (Mega Man 1 - 6).
Algum tempo depois, Dr. Light cria um novo robô chamado X. X era um robô muito forte, e por isso ele tinha capacidade para desrespeitar as 3 leis da robótica. Com medo, Dr. Light resolve deixar X armazenado em uma cápsula para que no futuro a humanidade tenha melhor controle sobre os robôs. Por isso, essa criação só é despertada um século depois pelo explorador Dr. Cain. A tecnologia de X era avançada mesmo para aquela época e deu origem a um novo tipo de robôs chamados reploids. Alguns reploids, porém, revoltaram-se contra a humanidade, eles foram chamados de Mavericks. Cabe a X e aos Maverick Hunters, (caçadores de Mavericks) parar essa ameaça. O novo vilão da série é Sigma.
Em Mega Man Zero, o jogo muda: X (o original) está desaparecido e sua cópia perfeita controla uma cidade onde a paz é mantida à força. Ciel, a líder dos rebeldes, lidera uma expedição para encontrar o lendário Reploid, Zero. Encontrado em estado de animação suspensa, Zero é trazido de volta à vida por Ciel e logo em seguida une-se a ela e à Resistência contra o Copy X. Zero também se depara com os 4 guardiões: Harpuia, Leviathan, Fefnir e Phantom.
⊱⋅ ────── ❴ • ✿ • ❵ ────── ⋅⊰
╔─━━━━━━░★░━━━━━━─╗
╚─━━━━━━░★░━━━━━━─╝
╭───────╯•╰───────╮
Visão Geral
╰───────╮•╭───────╯
⊱⋅ ────── ❴ • ✿ • ❵ ────── ⋅⊰
A série clássica consiste em 11 jogos principais, seguido também por versões para Game Boy e PC, baseados no mesmo personagem. A série clássica é considerada a origem da história, onde Mega Man é a primeira parte, seguido de suas dez sequências diretas.
Mesmo antes de sua história chegar ao fim, a história da série avança para Mega Man X, e logo depois Mega Man Zero, Mega Man ZX e Mega Man Legends. Já foi confirmado que a série Legends é a última cronologicamente, se passando muito tempo depois da série ZX, mas não se sabe ao certo quanto tempo. A série Battle Network existe em um universo paralelo (onde a tecnologia de rede floresceu, ao invés da robótica), e a série Star Force é sua sequência.[2]
O livro Rockman Perfect Memories descreve claramente a ordem cronológica das séries clássica, X e Legends, citando também as séries Zero e Battle Network que eram novas. Mesmo que não tenham descrito no livro sobre as séries ZX e Star Force, a Capcom deixou bem claro a época em que os jogos se passam.
0 comments