Game
Escape the Quarentena
4 years ago

Devlog Escape The Room - Dias 7, 8 e 9


Fala galera!

O propósito original desses devlogs era meio que relatar o processo de desenvolvimento desse joguinho, e eu ainda vou fazer isso, mas já que eu tenho 3 dias de desenvolvimento pra comentar (um deles com quase 6 horas de trabalho direto), não vai dar pra dizer tudo que eu fiz.

Antes gostaria de comentar que essa experiência foi bastante interessante pra mim porque no meio dela eu simplesmente perdi o foco do jogo. Talvez eu tenha planejado de menos as coisas, mas nos meus próximos projetos eu vou adotar a estratégia de priorizar criar algo jogável antes de fazer desenhos legaizinhos e essas coisas.

Inclusive é nesse ponto que o desenvolvimento está agora: Criando a verdadeira parte da gameplay, e nem é algo tão grande assim, eu elaborei os puzzles para poderem ser implementados em menos de uma semana, e mesmo não fazendo isso eles vão continuar assim.

Um motivo para isso que não é muito óbvio é que ontem (o dia que eu trabalhei no jogo por 6 horas direto) eu comecei a ficar desesperado com o prazo (isso foi antes de tomar a decisão de deliberadamente atrasar a entrega) e escrever um monte de código horrível, já que eu tava contando com terminar o projeto logo, e como eu tive que modificar algumas funções bem básicas, digamos que o jogo não está em um estado muito extensível no momento, e provavelmente vai terminar assim.

Nunca tinha passado pela minha cabeça que eu poderia me deparar com essa situação de ter que pesar escrever código que funcione contra escrever código extensível e resolver não escrever ele de maneira extensível deliberadamente, mas aparentemente isso acontece quando eu tô perto demais de um prazo.

Como esse dilema é resolvido exatamente? Pelo que eu sei, a estratégia mais comum, que inclusive se aplica pra desenvolver código em geral e evitar over-engineering, é criar um rascunho que primeiramente funcione, pra depois refatorar o código levando em consideração o que você quer fazer com ele no futuro.

Não tenho tanta experiência com esse tipo de desenvolvimento, então ainda é um conceito um pouco distante de mim, mas acho que realmente vale a pena em investir em aprender a desenvolver desse jeito, talvez refatorando as coisas com determinado intervalo de tempo?

Enfim, por hoje é isso que eu tenho a dizer, vejo vocês amanhã com mais um update!



0 comments

Loading...

Next up

Joelho e o Pé de Feijão - O Lançamento:

Devlog Escape The Room - Dia 5

Short intro of us 💕✌️

We're an eletro duo based in Seoul 🇰🇷 Heavily influenced by the 90s.

Our new album #Xennials is all about the nostalgia of that era 💽 CD listenin 📟 beeper beepin 💾 floppy disks floppin days 😎

Stream now! 🎧

https://open.spotify.com/album/3YwWhnHWVy5cA8XOpbaGRA?si=8E9awqU…

Been working lately on lots of 'behind-the-scenes' boring stuff that no one really cares about, so here’s a guy playing the sax for some reason.

#screenshotsaturday

Successful landing

#screenshotsaturday

Today I was setting up the location of the first boss. His name is "Father" and he is the first of the Patagonians. His task is to guard the road to the House.🛡🗡 Bookmark pre-launch page🔖🔖🔖

https://www.kickstarter.com/projects/rdvindiegame/the-patagonian…

"Day to Day" (also check spud out here he's a great guy and writer: https://soundcloud.com/spudward)

New Teasers!

Got some fun collectibles in our game, Path of Kami!

I remade my main character, what do you think? :)