É isso mesmo, fizemos progresso o suficiente nesse jogo para divulgar pela primeira vez (as últimas semanas na escola foram "puxadas", para dizer o mínimo)!
Da última vez que eu escrevi aqui, não muita coisa ainda havia sido decidida. Atualmente, posso dizer que já decidimos pelo menos alguma coisa em relação ao jogo (na verdade já temos o jogo inteiro planejado praticamente, mas vamos deixar as coisas com um ar de mistério).
Durante essa série de devlogs (pretendo que sejam uns 3 ou 4, a não ser que de um dia para outro façamos um progresso gigante) vou contar um pouco da minha experiência trabalhando nos aspectos menos "programação" do jogo, já que dessa vez não vai ser só eu trabalhando nele (como explicado no último post do meu perfil).
Sendo assim, vamos a um pouco do progresso que eu fiz nesses quesitos:
Um Personagem!
Pela primeira vez eu me aventurei no Aseprite para realmente tentar fazer assets pro meu jogo em pixel art.
"O mundo não precisa de mais jogos em pixel art"
~Eu, em vários momentos no passado recente
Foi uma escolha muito difícil de se fazer, sem dúvida, mas ela foi motivada pelo fato de que, como esse jogo precisa estar pronto até dia 16 precisamos ser eficientes com o que vamos fazer do zero e o que vamos pegar da internet.
Sendo assim, apresento-lhes a primeira versão do protagonista do nosso jogo:
Minha metodologia para fazer ele e as animações dele para o jogo consistiu em pegar um sprite pack gratuito na loja do Unity e copiar mais ou menos a movimentação dos personagens de lá, adicionando alguns detalhes aqui e ali. É como dizem, quando você começa a fazer arte vale mais a pena meio que copiar um pouco do trabalho dos outros para depois descobrir o que funciona, e é isso que eu fiz.
Fora isso, eu fiz os sprites de uns itens colecionáveis, incluindo o feijão que aparece na thumbnail dessa página da Gamejolt.
Música!
Eu não vou ter que fazer tudo do jogo sozinho, e isso me dá tempo de sobra para investir um pouco nas músicas do jogo! Por enquanto não tenho nada muito concreto para mostrar, mas já tenho algumas ideias interessantes que combinam bem com o tema que decidimos pro jogo. Fiquem ligados, talvez eu lance uma prévia por aqui em breve!
Design de Níveis!
Nos meus projetos anteriores esse foi um aspecto que eu acabei não dando muita bola, mais por causa das restrições de tempo que não me permitiam fazer muito mais do que um "nível", mas agora as ideias para fases interessantes estão fluindo!
O jogo terá fases mais focadas em derrotar os inimigos, mas também terá níveis mais voltados a serem atravessados pelo "parkour", e já temos algumas mecânicas interessantes como fundação para essas fases, que eu descreveria como um pouquinho das mecânicas de Celeste, The Messenger e Shovel Knight. Estamos tentando melhorar ao máximo a movimentação básica para poder pelo menos chegar perto desses jogos que eu citei, acho que um dos maiores focos de fazer um platformer é que o simples ato de se mexer pela fase deveria ser divertido.
Por enquanto são essas as novidades, espero que continuem acompanhando nosso progresso e não tenham medo de deixar sugestões nos comentários. Por enquanto, me despeço!
1 comment