Por um lado eu vi muita gente elogiando a ideia do Raimundo para o tema 1 contra todos: O mundo contra a humanidade.
Por outro eu vi muita gente no meio da #gamejaaj2 que ainda não tinha ideia do que fazer.
Então quero compartilhar aqui um segredo para a criatividade (em qualquer coisa, não só na criação de jogos):
Não descarte ideias ruins!
Faça um BrainStorm, mesmo que sozinho (em português o nome que se popularizou para isso é tempestade de ideias).
O que eu quero dizer com isso?
Frequentemente eu escuto pessoas dizendo: eu só tenho ideias ruins. Eu não tenho ideias.
Ou quando estou fazendo brainstorm com amigos eles dizem: eu tive uma ideia mas é muito ruim.
Mesmo se a ideia for ruim, ANOTE!
Ideias levam a outras, que levam a outras, e não anotar uma ideia pode fazer você perder a oportunidade de pegar esse caminho.
Muitas vezes a ideia nem é ruim, ela só é mal trabalhada. Se pegarmos aquela ideia que descartamos e planejar ela, ele possivelmente virará boa.
E lembre-se, isso é algo treinável. A criatividade não é inata. No começo nosso cérebro irá sozinho podar nossas ideias assim que a tivermos. Quanto mais você anotá-las, mais fácil será não descartá-las de imediato.
Agora para vocês terem uma noção, na primeira meia hora da Jam eu já tinha minha ideia definida, mas antes, eu pensei nos seguintes temas para jogos:
Futebol 1x11
Floresta x Lenhador (eu estava tendo esse brainstorm em um lugar bem arborizado, por isso verá muitos temas de natureza aqui).
Folhas x Fogo
Formigas x Gafanhoto
Bêbado x Todas as bebidas do bar (tomar todas)
Gênio x Classe de aula (todos fazendo uma prova)
Alunos x Professor
Mundo x Humanidade
Vários quadrados x 1 círculo
Bicicletas x Carro
Vale mencionar que estava com uma amiga no momento desse brainstorm.
Essa foi a exata ordem de ideias que tive, e como podem ver, o mundo contra a humanidade foi uma das últimas. Quase fiz o jogo do bêbado, eu realmente havia gostado dessa ideia.
Muitas dessas coisas estavam ao meu redor no momento, o que me ajudou a ter essas ideias. Lembro que estava ocorrendo um jogo de futebol a alguns metros de onde estava, e havia uma garrafa de cerveja jogada no chão. Eu estava em um ambiente educacional e bem arborizado.
A partir do momento que anotei todas essas ideias, comecei a pensar em qual ideia faria um bom jogo. De fato, quando li o mundo contra a humanidade lembrei do jogo que muitos mencionaram aqui do BlackThornProd, e isso me inspirou no visual do jogo, mas acredito que a inspiração parou aí, pois nem lembrava do que o jogo dele se tratava de fato.
Acho que se algo realmente me inspirou nesse jogo, foi esse vídeo, afinal, não é a toa que tem a mesma música:
E a partir daí fui trabalhando em como o jogo iria funcionar, tendo sempre em mente o prazo de uma semana para entregar.
Espero que isso ajude de alguma forma vocês nas próximas gamejams, e quem sabe até na vida, afinal ser uma pessoa criativa faz muita diferença.
Ah!, e a foto do post? Estava testando o jogo aqui e após adicionar mais uma nuvem (que vem na próxima atualização) acho que o jogo está mais emocionante. Agora aquela é minha pontuação máxima, hahahah.
Abraços o/
3 comments