Após a GameJaaj eu consegui um emprego novo, bem melhor do que eu estava antes, mas também bem mais exaustivo, e por isso não consegui me dedicar a Raquel como eu gostaria.
Contudo, este meu trabalho é em um ambiente educacional, o que significa que nesse período que os alunos estão de férias, embora eu ainda esteja trabalhando, fica muito mais tranquilo para mim, e eu tenho boas expectativas para 2019.
Para todos que começaram a seguir o jogo pois querem saber o que ele vai virar, esse post é justamente pra dizer o que eu andei fazendo em relação a ele e quais minhas perspectivas, afinal, embora eu demore as vezes para postar, eu ainda estou trabalhando no jogo =D
Sem mais delongas,
O que foi feito até agora?
Contorno nos objetos (imagem): Eu andei testando ele com algumas outras pessoas e analisando mais coisas que precisa melhorar. Uma delas é quando o jogador sabe se ele vai acionar um objeto ou um diálogo (ou se tem algo para interagir na tela), por isso eu coloquei esse contorno em volta dos objetos que se pode interagir (como visto na imagem do post). Esse contorno só aparece quando se está próximo o suficiente para ativar a interação.
Balão de conversa: Outra coisa que precisava melhorar era como eram construídos os diálogos. Curiosidade: Na gamejaaj, com preguiça pra programar uma caixa de diálogos (e necessidade de economizar tempo), o que eu fiz foi literalmente escrever todos os diálogos em imagens diferentes para depois usar essas imagens como textura dos balões de conversa. Para a gamejaaj isso funcionou maravilhosamente bem, mas para um jogo maior, isso significa que o jogo vai ficar mais pesado, tanto pra baixar (uma imagem para cada diálogo é um absurdo de imagens desnecessárias) quanto para rodar (pois o computador precisa trocar a textura do objeto sempre que o texto muda). Isso agora foi resolvido, e de uma forma bem simples na verdade. Agora o jogo não só ficará mais leve, mas isso vai agilizar a produção do jogo e até mesmo a regionalização em outras línguas.
História completa: É claro que não vou dar spoilers da minha própria história, mas o background da história completa do jogo já está escrita. Se gostaram da GameJaaj, podem esperar algo talvez mais profundo, com personagens com mais personalidade.
Planejamento do jogo completo: Se tem uma coisa que eu aprendi durante a GameJaaj é que planejamento é tudo. Faz muita diferença você ter escrito certinho o que você vai fazer antes de fazer. E isso já está pronto. Inclusive, a Raquel agora terá mais habilidades, que ela usará em mais ambientes diversos. Podem esperar também colecionáveis do bem.
Diálogos e regionalização: Isso ainda não acabou, mas já comecei a escrever os diálogos tanto em português como em inglês. Então quando o jogo lançar, vai estar disponível pelo menos nessas duas línguas, mas possivelmente venham mais no futuro.
Um novo nome: O miúdo mundo de Raquel foi um ótimo jogo e uma experiência incrível. Mas ele foi criado para a GameJaaj, e isso justifica muitas escolhas que fiz nele, inclusive o nome (relacionado ao tema). O jogo completo terá um novo nome e ele já foi escolhido, mas ainda não irei revelar. Aguardem futuras atualizações.
O que esperar pela frente?
-Melhores animações de câmera: Outra coisa que precisava melhorar é que a Raquel sempre ficava em frente a quem está conversando. Por isso, quando ela for conversar, a câmera mudará seu ângulo para ver a conversa melhor.
Uma nova página na GameJolt: Quando tiver o jogo mais bem estruturado, criarei uma nova página exclusiva para ele, onde os posts serão em inglês também. Quando criar essa página irei divulgar aqui.
NÃO HAVERÁ MAIS ATUALIZAÇÃO DESSA VERSÃO: Eu até pensei em atualizar essa versão ainda para regionalizar para o inglês e colocar um menu mais decente, mas decidi que vale mais a pena eu começar o jogo completo logo fazendo tudo certo desde o início. Acreditem, por causa do tempo, O miúdo mundo de Raquel é uma gambiarra atrás da outra. Eu ainda vou postar os DevLogs aqui enquanto não houver a página do jogo completo, e como a maioria é brasileiro, vou postar em português mesmo. Por hora, saibam que o jogo dessa página não será mais atualizado, mas isso é por uma boa causa.
Término de todos os diálogos e planejamento de fases: Antes colocar a mão na massa mesmo, quero ter o mais claro possível o que fazer, e por isso um pouco mais de planejamento será feito. Provavelmente em janeiro já termino tudo isso.
Programação de todos os sistemas: Tentarei deixar todos os sistemas o mais prático possível, então isso irá agilizar a construção das fases uma vez prontas.
Fonte personalizada?: A fonte que usei na Raquel é americana e por isso não tem nenhum acento. Isso pode ser um problema, mas já andei estudando a possibilidade ou de modificar aquela fonte ou de criar a minha própria baseada nela. Mas isso ainda é algo a se verificar.
Músicas?: Ainda não sei como vou fazer com as músicas. Eu adoraria criar as minhas próprias, mas não sei até onde consigo criar. Isso também é algo para mais pra frente.
Um jogo por mês?: MAS É OQUE??? Pra me incentivar a terminar jogos, eu decidi fazer um jogo simples por mês. Bem mais simples do que o da gamejaaj, coisa de um ou dois dias pra terminar mesmo, até para não me atrapalhar nesse projeto principal. Vai ser como participar de gamejam sem gamejam. Inclusive, se você leu até aqui, deve ser porque confia mesmo no meu trabalho, então por favor, me fale um tema para eu criar os jogos, isso me facilitaria muito. Eu não prometo que vou conseguir fazer isso, mas irei tentar.
Além disso, esse é o ano que minha vida toda muda! Estou casando, comprando uma casa, e tenho certeza que isso afetará minha rotina significativamente. MAAAAS, mesmo assim, se tudo der certo, eu planejo terminar o jogo até 2020.
Muito obrigado por tudo!
Se tiverem sugestões, sou muito aberto.
Abraços!
0 comments