Game
Escape the Quarentena
5 years ago

Devlog Escape The Room - Dia 3


E aí pessoal, tudo certo?

Esse é o relato do meu terceiro dia (de 7) desenvolvendo meu mais novo projeto, um jogo point-and-click estilo escape the room.

Comparado com os outros dias, não vou ter tanta coisa assim pra mostrar hoje, até porque eu estou cheio de coisas da escola pra fazer, mas pra deixar justo vou comentar um pouco sobre a minha visão atual em relação à motivação com desenvolvimento de jogos, e talvez dê pra aplicar o que eu pense de modo mais geral, veremos.

Primeiro vou dar o que eu prometi, que é o relatório do que eu fiz hoje no projeto, e eu consegui implementar uma funcionalidade que vai facilitar minha vida no futuro por já existir, que é o fato de que eu praticamente terminei o sistema de movimentação entre quartos do jogo!

Primeiro, uma explicação: O jogo vai ser em 2D do ponto de vista do jogador, então todos os cenários vão ter que ser desenhados um a um e mostrados como uma imagem no fundo da tela. Além disso eu quero desenhar diferentes ângulos para cada localização (segundo meu planejamento só vai ter 2 localizações distintas, mas veremos.

Sendo assim, eu pretendo implementar um sistema de "rotação", que vai permitir ao jogador mudar a "rotação da câmera" dentro da localização dele (no código essa rotação é tratada da mesma forma que eu trataria uma mudança de localização, não sei se isso pode acabar me atrapalhando no futuro, mas até onde eu sei vai quebrar o galho.

O que eu fiz hoje foi implementar essa função de rotação e acrescentar dois botões (bem feios, diga-se de passagem) na UI. Levei mais ou menos uns 45 minutos pra fazer tudo funcionar e ainda tem algumas pontas soltas que eu provavelmente vou ter que ajeitar no futuro, mas para o propósito da construção dessa base do jogo já funciona bem. Eis os prints:

screenshot_4.jpg
screenshot_5.jpg

Nos prints, as formas representam os cenários que vão aparecer de fundo, eu só fiquei com preguiça de pegar um sprite que enchesse mais a tela, mas acho que dá pra entender a ideia: eu clico em um dos botões e a forma muda, indicando que a nossa localização também mudou, e eu posso voltar à rotação anterior se eu quiser.

Em termos do que eu fiz hoje é meio que isso, eu queria muito achar encaixar mais um tempinho pra melhorar as mecânicas, e quando eu consegui fazer isso eu já tava muito cansado e não aguentava mais trabalhar.

Não vou deixar com que essa falta de progresso significativo no projeto hoje tire minha motivação para o futuro, contudo. Algo que me deixa muito motivado é pensar que eu tenho o prazo de deixar esse jogo pronto até dia 15, e vou dar um jeito de, quando chegar esse dia, eu ter feito algo de que eu me orgulhe.

Eu também posso relacionar um pouco disso a algo que eu vi um youtuber que desenvolve jogos (esqueci qual) dizer uma vez, que é: "nunca tenha um dia 0%".

Estou levando essa filosofia bastante a sério, até porque no momento eu estou com mais 2 projetos da escola, mais os trabalhos das matérias pra gerenciar, e além de tudo isso eu preciso de um tempo considerável de entretenimento e descanso pra eu poder sustentar esse estilo de vida plus ultra da quarentena. Então uma dica que eu posso dar com base no que funciona pra mim é justamente isso: nunca tenha um dia em que você não faz nada em um projeto; por menor que seja o progresso que você fez, ainda vai ser um progresso, e cada dia você terá algo diferente para fazer. Algo assim, talvez eu esteja só escrevendo isso pra aumentar o tamanho desse devlog, mas ainda assim acho que vale pensar a respeito.

Pra evitar mais encheção de linguiça, me despeço aqui, e nos vemos amanhã!



0 comments

Loading...

Next up

Joelho e o Pé de Feijão - O Lançamento:

Devlog Escape The Room - Dia 5

Short intro of us 💕✌️

We're an eletro duo based in Seoul 🇰🇷 Heavily influenced by the 90s.

Our new album #Xennials is all about the nostalgia of that era 💽 CD listenin 📟 beeper beepin 💾 floppy disks floppin days 😎

Stream now! 🎧

https://open.spotify.com/album/3YwWhnHWVy5cA8XOpbaGRA?si=8E9awqU…

Bandana Dee the Dream Friend

Shoobies leave a sticky trail of mucus in their wake, which can impede movement for any creature that steps in it.

Enemies can also suddenly spawn through Realm Rifts. These Rift Spawns are going to be stronger than the ones wandering around. TBD on the enemies... #screenshotsaturday #godstear #madewithunity

Another house i made long time ago.

Shadow The Hedgehog X pixel art

Shuiro Haname. #Commission

Commission for @ShuHaname

blender animation experimentation, getting the hang of things fast. arms, rig, & gun models by me ofc